PTE - O Teleposto que fez história

01/09/2009 15:28

         TV Escola... Teleposto... O Pólo de Tecnologia Educacional tem a finalidade de auxiliar professores no alcance de objetivos traçados para uma mudança significativa em suas ações pedagógicas. Ainda contribui com a Educação na inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar e em ações diferenciadas para o enriquecimento das aulas.

         A utilização dos recursos de tecnologia educacional nas escolas deve acontecer de forma contextualizada através de desenvolvimento de projetos.

         Conheça um pouco das ações realizadas nos PTEs através dos Dinamizadores do distrito.

Salto para o Futuro

        Este projeto tem como proposta a formação continuada e o aperfeiçoamento de docentes da Educação, bem como de alunos do Curso Normal; que através de uma recepção organizada possibilitem aos cursistas a construção de seus princípios e práticas pedagógicas, mediante o estudo e o intercâmbio, utilizando os vídeos dos programas do Salto para o Futuro veiculados no canal da TV Escola SEED/MEC e catalogados no Sistema de Admnistração e Publicação de Informações (SAPI).

TV Escola

"A TV Escola é um programa da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação,

dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da Educação Básica

e ao enriquecimento do processo ensino-aprendizagem."

    Os principais objetivos da TV Escola são aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade de ensino. Assim, há inúmeras possibilidades de uso autônomo da TV Escola: dinamização das atividades extra-classe, recuperação, aceleração de estudos; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação e de grupos de alunos.

Trabalhando com Mídias

        Curso teórico-prático, oferecido pelo PTE01, com o objetivo de aperfeiçoarconhecimentos sobre o uso das mídias (TV, DVD, Vídeo e Progrma TV Escola) e sua aplicabilidade em sala de aula, formando multiplicadores destes conhecimentos. Trabalhar com mídias significa tomar cada um desses meios, examiná-los objetivamente, compreender seus limites e suas possibilidades, significa deixar de ser um receptor passivo, para dialogar com as mensagens das mídias, questioná-las e reinterpretá-las; é conhecer, gravar e reproduzir programas da TV Escola, apresentando possibilidades para um trabalho interdisciplinar.

 

 

 

Voltar