Projeto Conexão Educação - Capacitação

27/09/2009 20:28

        O Conexão Educação é um projeto pioneiro na educação pública brasileira, onde um sistema de integração escolar,através de cartão eletrônico inteligente, fornecerá, em tempo real, informações detalhadas sobre todos os alunos da Rede Estadual de Ensino, permitindo que direção, corpo docente e a própria SEEDUC possam acompanhar o aprendizado do estudante de forma individual e permanente. O objetivo é, além de garantir um sistema de gestão escolar eficiente, ágil e estratégico, reduzir a evasão escolar e melhorar os índices de desempenho em sala de aula.

         O projeto teve início no dia 23/09, no C.I.E. Miécimo da Silva em Campo Grande. Além desta escola, o projeto piloto será implantado em outras 54 unidades escolares. Até 2010, as 1.437 escolas da rede estadual funcionarão com os cartões magnéticos.

        Uma equipe de cinco multiplicadoras do Conexão Educação do DTE Campos participou do treinamento ocorrido nos dias 24 e 25 de setembro no Rio; com o objetivo de capacitar a equipe gestora e os docentes das escolas dos municípios de Campos, São João da Barra e São Francisco, que farão parte do projeto piloto de implantação do sistema.

         Equipe Conexão Educação: Silvana Barreto, Rosana Quintanilha, Renata Arrigoni, Karla Fabiani e Beatriz Pinheiro

        Como funcionará?

        No início de cada aula,  o educador deverá abrir o sistema com senha própria, acessando uma pauta eletrônica, com os nomes dos alunos da turma e espaços para anotações diversas. Durante a aula, o docente vai registrar na pauta observações a respeito do desempenho de cada aluno, sobre aspectos negativos e positivos – dados que podem ser compartilhados por colegas que dão aulas para a mesma classe – facilitando a troca de informações e propiciando um melhor atendimento aos estudantes.

         Os alunos faltosos receberão torpedos, e, caso a falta se repita por três dias consecutivos, as mensagens irão para os responsáveis. Permitindo assim, que a Secretaria de Educação conheça os motivos que levam à ausência do estudante em sala de aula e à evasão escolar.

         Todos os alunos terão o cartão eletrônico, que será passado por leitores ópticos instalados em todas as salas de aula. O cartão também garantirá aos alunos da rede a gratuidade nos ônibus. Com este sistema será possível acompanhar a frequência, o desempenho escolar e a quantidade de merenda servida a cada estudante, ajudando as escolas na organização e no planejamento pedagógico.

           A capacitação das escolas de Campos, São João da Barra e São Francisco terá início ainda nessa semana.

Fonte: Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

           Conexão Professor

Voltar